quarta-feira, 11 de abril de 2018

As Gémeas do Gelo (The Ice Twins) - Review


As Gémeas do Gelo
Autor: S. K. Tremayne
Editora: TopSeller
2ª Edição 


Sarah e Angus Moorcroft eram os pais da gémeas Kirstie e Lydia e viviam uma vida perfeita, mas todo o seu mundo viria a desmoronar-se quando a pequena Lydia cai da varanda da casa dos avós e acaba por falecer. Sarah entra em depressão profunda e Angus abusa da bebida até perder o emprego.
Quando 1 ano após o acidente, tomam a decisão de se mudar para a isolada ilha de Torran, nas Hébridas escocesas, a esperança de um recomeço de vida surge nesta família destroçada.
Mas, Torran carrega em si uma aura deprimente , com a sua humidade e frios constantes, o seu isolamento tecnológico e aquelas figuras pintadas nas paredes de casa, que parecem ter vida própria.

E o pior de tudo… Terá sido realmente a Lydia quem morreu naquele acidente? " - Porque é que continuas a chamar-me Kirstie, mamã? Quem morreu foi a Kirstie. Eu sou a Lydia."

Opinião

As Gémeas do Gelo está  na lista das minhas histórias de terror psicológico favoritas.
Mas, para entendermos melhor a história vamos dividi-la  em três partes, três versões dela mesma.

Comecemos pelas versão da Sarah, a mãe que perdeu a sua filha gémea favorita. É uma personagem profundamente perturbada pela morte da filha, que só após quase um ano de luto começa a retornar à vida. Mas eis que um novo acontecimento vem perturbar esta instável normalidade. Como quem parte a primeira camada de gelo que se forma sobre os lagos, quando o Inverno ainda não é mais do que uma criança. Por baixo desta camada, as águas escuras e frias continuam à espera para afogar quem se aventure. Sarah afogou-se nas dúvidas sobre a identidade da filha sobrevivente, na tristeza e inadaptação da menina à nova escola e amigos, e nas suas atitudes bizarras que assustam todos à sua volta. E Sarah ama a filha, mas tem medo dela! Vê nela espelhada a filha morta, que voltou para a acusar. Mas, para a acusar do quê? O que é que ela fez? A culpa de tudo foi de Angus. O que terá ele feito para perturbar tanto a pobre criança naquele dia fatal? Meu Deus, o quê!?

Por outro lado, temos a versão do Angus, o pai. Vive atormentado por uma verdade que não pode revelar a ninguém, nem à sua esposa. E ele sente raiva dela, de Sarah, a culpada da morte da sua menina. Sente crescendo em si uma vontade de a fazer pagar pelo que fez… mas tem que proteger a gémea sobrevivente. A sua vingança terá que esperar. E assim, afoga as suas magoas no álcool, enquanto vê a vida da sua filha desfazer-se em frente aos seus olhos, sem poder fazer nada.

Kirstie , ou será Lydia? Esta é a última versão da mesma história. A menina luta com a incapacidade de se  definir. Será ela Kirstie a extrovertida ou Lydia a tímida? Ou será as duas ao mesmo tempo? Porque é que nos últimos 6 meses ela vê, sente e fala com a sua gémea, como se ela estivesse ali?  Isso assusta-a, ela quer que Kirstie desapareça,… mas ela é Kirstie, ou será, que é Lydia? A mamã gosta tanto do Lydia! É a sua favorita, e está feliz por a ter de volta. Mas, o papá quer a kirstie. E porque é que está sempre tanto frio naquela casa?

Um livro aterrador do inicio ao fim. Cada singela palavra no momento certo, é capaz de arrepiar o leitor, fazê-lo olhar em volta à procura dos seus próprios fantasmas.
É ainda um livro carregado de uma energia erótica negra e selvagem, que se torna num relevante fator ao longo da história.

Gostei muito da obra.



Até  Breve e... Boas Leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário