domingo, 3 de junho de 2018

Os Salteadores do Nilo - Steven Saylor - Review


Os Salteadores do Nilo
Autor: Steven Saylor
Editora: Bertrand Editora
1ª Edição


 Resumo
A história começa com uma cena de ação. O jovem Gordiano vê-se envolvido com um bando de salteadores, que tenta roubar o sarcófago de Alexandre "O Grande", em Alexandria.
Subitamente o leitor é transportado no tempo, através das memórias de Gordiano, onde ele descreve tudo o que aconteceu, até chegar àquele momento bizarro. Aventura começa com o rapto da sua escrava e amada Bethesda e passa por uma viagem pelo delta do Nilo, onde o jovem romano integra o grupo de bandidos conhecidos como O Bando do Cuco. 


Opinião

Os Salteadores do Nilo é um livro que me deixou com sentimentos ambíguos.

É um livro bem estruturado e bem escrito. As referências históricas são harmoniosas com o desenrolar da ação, resultando numa narrativa equilibrada e agradável.
Muito interessante o facto da ação se desenrolar numa fase da história egípcia normalmente menos explorada. A fase em que o Egito é governado não pelos faraós todos poderosos e deuses na Terra, mas sim pela família de origem Grega, os Ptolomeus. 

Porém, pessoalmente não foi um livro que me tenha cativado desde o início. A ação inicial apanhou-me muito de surpresa e deixou-me confusa, diminuindo o meu interesse pelo livro. Apenas me comecei envolver pela história quando as memórias de Gordiano começaram a ser descritas e a ordem cronológica dos acontecimentos se estabeleceu.  É uma preferência puramente pessoal. Portanto,  deixo o convite a todos os Leitores de Meia Noite para que leiam e tirem as vossas próprias conclusões.

Um livro que recomendaria  aos curiosos da civilização e história egípcia, ou para os que procuram apenas uma história de amor com muita ação.

Até Breve e… Boas Leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário