sábado, 29 de julho de 2017

Jardins da Lua - Saga do Império Malazano - Livro I - Review



Título: Jardins da Lua
Saga: Saga do Império Malazano
Coleção: Bang!
Editora: Saída de Emergência
Edição: 1ª Edição (Novembro 2016)



Nota: Trata-se de uma história com um enredo extremamente rebuscado. Portanto, tentar fazer um resumo apresentou-se como um desafio enorme. Não me fui possível de todo fazer referência a todas as personagens ou acontecimentos do livro. Selecionei os que, a meu ver, são fundamentais para o  desenrolar da história.



Sinopse

A acção de Jardins da Lua passa-se no continente fictício de Genabackis.

Genabackis tem vindo a ser conquistado por um império extremamente poderoso, o Império Malazano. A sua atual lider é a Imperatriz  Laseen, que passou a ocupar o cargo, após trair e assassinar o primeiro imperador. 
O braço direito da Imperatriz é a habiliadosa e inteligente Concelheira Lorn. A sua principal habilidade é ser a antítese da magia.
A magia não é bem vista dentro do império. Apenas a que serve os seus propósitos é tolerada. 

O império possui diversos exércitos, que incluem seres humanos e não humanos, povos primordiais e povos evoluídos. Entre as suas fileiras encontram-se os Queimadores de Pontes, soldados de elite.

A história começa com o cerco do Império à cidade de Pale. Durante a campanha final do cerco, os Queimadora de Pontes do Sargento Whiskeyjack e alguns dos Altos Magos do Império são atacados por magia desconhecida. E apesar de terem conquistado a desejada cidade, quase todos os altos magos sucumbiram e os Queimadores de Pontes foram praticamente dizimados.
Começamos a entender que nem todos os inimigos do Império se encontram fora dele. Teias de traição são tecidas entre os seus membros.  Alguém quer os Queimadores de Pontes fora de cena.
Após a batanha, Tattersail, uma poderosa feiticeira que acabara de perder o amante, na sua busca por vingança, alia -se aos Queimadores de Pontes. 

Paralelamente a todas estas batalhas de conquistas, surgem figuras malignas, com intenções obscuras, que raptam uma jovem pescadora e a transformam numa frigida assassina. Introduzindo-a como recruta  dos Queimadores de Pontes.

A ambição do império não conhece limites, e após conquistar Pale, Laseen volta-se para a última das cidades livres, Darujhistan. Envolta em mistérios e lendas, a rica cidade vê-se perante uma guerra iminente. Porém, diversas forças unem-se para a proteger. E, entre elas encontramos Deuses. Oponn, o Deus do acaso, lança a sua moeda e o futuro de Darujhistan pode depender  de um jogo de sortes e azares.
O Deus arrebata para esta guerra insana, diversas personagens e usa-as a seu favor. Entre estes econtramos, Ganoes Paran um jovem nobre Malazano, que havia renunciado a todos os seus privilégios, alistando-se ao serviço do exército imperial, e Crokus Jovemão, um jovem ladrão das noites de  Darujhistan, que vive cercado pelos amigos mais improváveis.

 
Opinião

Queridos Leitores de Meia Noite que vão embrenhar na aventura de começar a ler esta obra, não desesperem se se sentirem perdidos, logo no início. O prazer desta leitura encontra-se na frustração constante que ela provoca no leitor.
Pensamentos como: mas quem é esta personagem? Apareceu de onde e como? E este, será que já li sobre ele noutro capítulo e não me lembro?
Não se preocupem. Os mistérios vão sendo revelados ao longo da ação, as personagem tornam-se familiares ao leitor  e tudo toma um rumo lógico, concreto e inteligentemente delineado.
Cenários e personagens deliciosas para os amantes de literatura fantástica épica, e um enredo muito bem construído.

As personagens experimentam sentimentos tão humanos como, a dúvida, o remorso e o desespero. Questionam-se e levam o próprio leitor a questionar-se. O que nos move neste mundo? Seremos todos apenas mais uma peça num jogo comandado pelo universo? Qual a nossa missão? Teremos realmente livre arbítrio sobre as nossas ações? 

Uma história fascinante! Gostei muito.

Até Breve e ... Boas Leituras!

Outros locais onde podem ler sobre esta obra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário