Título: Jardins da Lua
Saga: Saga do Império Malazano
Coleção: Bang!
Editora: Saída de Emergência
Edição: 1ª Edição (Novembro 2016)
Nota: Trata-se de
uma história com um enredo extremamente rebuscado. Portanto, tentar fazer um resumo apresentou-se como um desafio enorme. Não me fui possível de todo fazer
referência a todas as personagens ou acontecimentos do livro. Selecionei os que,
a meu ver, são fundamentais para o
desenrolar da história.
Sinopse
A acção de Jardins
da Lua passa-se no continente fictício de Genabackis.
Genabackis tem vindo a ser conquistado por um império extremamente poderoso, o Império Malazano. A sua atual lider é a Imperatriz Laseen, que passou a ocupar o cargo, após
trair e assassinar o primeiro imperador.
O braço direito da
Imperatriz é a habiliadosa e inteligente Concelheira Lorn. A sua principal habilidade é ser a antítese da magia.
A magia não é bem
vista dentro do império. Apenas a que serve os seus propósitos é tolerada.
O império possui
diversos exércitos, que incluem seres humanos e não humanos, povos primordiais
e povos evoluídos. Entre as suas fileiras encontram-se os Queimadores de
Pontes, soldados de elite.
A história começa
com o cerco do Império à cidade de Pale. Durante a campanha final do cerco, os
Queimadora de Pontes do Sargento Whiskeyjack e alguns dos Altos Magos do
Império são atacados por magia desconhecida. E apesar de terem conquistado a
desejada cidade, quase todos os altos magos sucumbiram e os Queimadores de Pontes foram praticamente dizimados.
Começamos a entender
que nem todos os inimigos do Império se encontram fora dele. Teias de traição
são tecidas entre os seus membros.
Alguém quer os Queimadores de Pontes fora de cena.
Após a batanha,
Tattersail, uma poderosa feiticeira que acabara de perder o amante, na sua
busca por vingança, alia -se aos Queimadores de Pontes.
Paralelamente a
todas estas batalhas de conquistas, surgem figuras malignas, com intenções
obscuras, que raptam uma jovem pescadora e a transformam numa frigida
assassina. Introduzindo-a como recruta
dos Queimadores de Pontes.
A ambição do império
não conhece limites, e após conquistar Pale, Laseen volta-se para a última das
cidades livres, Darujhistan. Envolta em mistérios e lendas, a rica cidade vê-se
perante uma guerra iminente. Porém, diversas forças unem-se para a proteger. E,
entre elas encontramos Deuses. Oponn, o Deus do acaso, lança a sua moeda e o
futuro de Darujhistan pode depender de
um jogo de sortes e azares.
O Deus arrebata para
esta guerra insana, diversas personagens e usa-as a seu favor. Entre estes
econtramos, Ganoes Paran um jovem nobre Malazano, que havia renunciado a todos
os seus privilégios, alistando-se ao serviço do exército imperial, e Crokus Jovemão,
um jovem ladrão das noites de
Darujhistan, que vive cercado pelos amigos mais improváveis.
Opinião
Queridos Leitores de
Meia Noite que vão embrenhar na aventura de começar a ler esta obra, não
desesperem se se sentirem perdidos, logo no início. O prazer desta leitura
encontra-se na frustração constante que ela provoca no leitor.
Pensamentos como:
mas quem é esta personagem? Apareceu de onde e como? E este, será que já li
sobre ele noutro capítulo e não me lembro?
Não se preocupem. Os
mistérios vão sendo revelados ao longo da ação, as personagem tornam-se
familiares ao leitor e tudo toma um rumo
lógico, concreto e inteligentemente delineado.
Cenários e
personagens deliciosas para os amantes de literatura fantástica épica, e um
enredo muito bem construído.
As personagens
experimentam sentimentos tão humanos como, a dúvida, o remorso e o desespero.
Questionam-se e levam o próprio leitor a questionar-se. O que nos move neste
mundo? Seremos todos apenas mais uma peça num jogo comandado pelo universo?
Qual a nossa missão? Teremos realmente livre arbítrio sobre as nossas
ações?
Uma história
fascinante! Gostei muito.
Até Breve e ... Boas Leituras!
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