quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Um Milionário em Lisboa - Estou em Choque!!!



Queridos Leitores de Meia Noite,

Estou a ler "Um Milionário em Lisboa" de José Rodrigues dos Santos. Fui obrigada a parar a leitura, respirar fundo e escrever-vos este post. Ainda não passei da página 99 (de 665) e já me encontro em estado de choque.

Trata-se do segundo livro inspirado na vida do multimilionário arménio, Calouste Gulbenkian, e a ação começa em paralelo com o desencadear da primeira guerra mundial. 
Krikor, o filho do protagonista, movido pela insanidade da paixão juvenil, parte para a Turquia. E lá, pelos olhos do jovem, é-nos apresentado o horror pelo qual muitas famílias cristãs passaram. Soldados Turcos entrando pelas casas a meio da noite e levando os homens com eles. Mulheres, velhos e crianças são deixados desamparados sem saber o paradeiro dos seus homens. O terror e a angustia vai piorando com a chegada de notícias não confirmadas, que dão conta de execuções em massa.
Por momentos, senti-me como se estivesse lá. Um aperto profundo no coração pois, apesar de se tratar de uma obra de ficção, retrata uma realidade muito dura. Não podemos esquecer as barbaridades cometidas no passado, porque o futuro é incerto e a mente humana é diabólica.

Separei um trecho representativo para vos mostrar: 

"O curdo disse que viu os turcos  trazerem revoadas de homens e mandá-los sentarem-se  à beira do rio. Deram-lhes ordens para rezar e depois atacaram-nos com foices, machados e martelos. (…) Temos que encarar os factos, prima. Eles estão a matá-los a todos."

Dentro em breve, trago-vos um novo update desta história arrebatadora.

Até breve e… Boas Leituras!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário