domingo, 7 de janeiro de 2018

Sobre o Amor - Review



Sobre o Amor
Autor: Daniel Oliveira
Editora: Oficina do Livro
1ª Edição 


Sobre o Amor é o mais recente romance de Daniel Oliveira, publicado em Novembro de 2017.
A história conta o encontro acidental entre a hospedeira de bordo Luso-italiana, Paola, e o escritor de novelas português, Frederico. 
Frederico encontra-se numa má fase da carreira e Paola pretende dar uma volta de 180º à sua vida. Perseguidos pelos fantasmas de amores antigos e envoltos nos seus dilemas pessoais, haverá nas suas vidas lugar para o amor?


Opinião
Quando nos deparamos com um livro cujo autor é Daniel Oliveira, criamos na nossa mente, uma alta espectativa . Esperamos uma obra profunda, comovente e divertida ao mesmo tempo. Esperamos aquilo a que já nos habituou nas suas entrevistas, na televisão.

A história deste livro é contada a partir da perspetiva dos seus dois intervenientes, o que torna tudo muito mais interessante e realista. O amor é uma história da qual nunca há apenas uma única versão.  "Ainda que duas pessoas tenham visto algo idêntico e em simultâneo, as suas memórias serão sempre diversas." (pag. 117)

O romance está, também, carregado de sensualidade e erotismo, descritos com mestria poética. "Uma mulher despida e amada sobre os lençóis é um poema lido e sublinhado." (pag. 211) Uma leitura apimentada na medida certa.

Durante todo o decorrer da ação somos deparados com o fatalismo de Frederico, o qual Paola acusa de ser tipicamente português.  Por sua vez, Paola demonstra a vontade de se libertar da sua atual vida e  recomeçar tudo do zero. "Nós somos o que fazemos e o que fazemos é o que devemos querer ser." (pag. 64)
Desistimos tantas vezes de experimentar algo que nos poderia fazer tão bem, apenas por medo. Medo de nos magoarmos, medo de perdermos o controlo dum futuro que planeámos. Valerá apena cortar pela raiz um amor que começa a nascer, apenas porque sai da nossa zona de conforto? Frederico não acredita nisso. Para ele o amor é "(…) como o vento. (…) Só conhecemos o vento pelo efeito, não  pelo que é." (pag. 48)

Muito mais do que um encontro acidental entre dois jovens, é o reencontro de cada um deles com a vida.  Muito mais do que duas noites de entrega carnal e duas manhãs sem despedidas, "Sobre o Amor" é um mergulho nas relações humanas, nos encontros e desencontros da vida. É um viajar pelos desígnios desse destino que nos apresenta e nos separa , nos dá tão depressa como nos tira. "Sobre o Amor" é um livro recheado de humanidade nas suas mais diversas vertentes.  A dor de cada um é única e não carece da compreensão alheia para o ser.


Até breve e ... Boas Leituras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário