sábado, 24 de fevereiro de 2018

O Último Segredo do Templo - Paul Sussman - Review





O Último Segredo do Templo
Autor: Paul Sussman
Editora: Bertrand Editora
1ª Edição 









Yusuf Khalifa, inspector egípcio, é chamado para investigar a morte do velho  Piet Jansen, cujo corpo fora encontrado, sem vida, entre as ruínas do Vale dos Reis em Luxor.  Porém, no decorrer desta investigação, Khalifa começa a encontrar fortes ligações entre o homem assassinado e o primeiro caso em que trabalhara há 13 anos atrás, onde uma mulher judia fora brutalmente assassinada. 

Por seu lado, a jornalista Palestiniana Layla al-Madani, recebe uma enigmática carta, contendo uma fotocópia de um  documento elegível, de aspeto medieval, e uma proposta para que ajudasse o remetente da carta a encontrar Al-Mulatham, um dos maiores, mais ferozes e mais inacessíveis terroristas palestinianos. Em troca a carta prometia-lhe o furo jornalístico da sua carreira. 

Por fim, temos o polícia israelita Arieh Ben-Roi, que após perder a noiva num atendado palestiniano, perde  todo o interesse pela vida e pela sua profissão. De repente, Ben-Roi  vê-se envolvido a contragosto na investigação de um caso de assassinato de uma palestiniana, há 13 anos, no Egipto.

De que forma o caso da morte de Hannah Schlegel, pode estar relacionado com Piet Jansen?
Como se poderão cruzar os caminhos de um polícia muçulmano Egípcio, uma jornalista muçulmana palestiniana e um polícia judeu israelita?

Opinião

O enredo desta trama é extremamente rico em referências históricas e sociais, interligando factos como o holocausto nazi, e a atual situação vivida no médio oriente.
Através da história de uma investigação policial, viajamos pela história mundial de uma forma leve e descontraída.
No entanto, o livro conta também com momentos mais pesados e reflexivos, como no caso do conflito israelo/palestiniano. Ambas as perspetivas são expostas, como duas faces de uma mesma moeda. Para nós que temos a paz e a segurança, como um dado adquirido, é perturbador  quando somos colocados perante uma realidade tão dura, como a vivida por estas pessoas. É uma verdadeira lição de humanidade e humildade.

Trata-se de uma obra concebida de forma brilhante, perfeita para os amantes de história. 


Até Breve e… Boas Leituras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário